↓ Ir para o conteúdo principal

← todas as notas

📎 Webclip

O monopólio dos partidos e a crise política

O texto sustenta que o Brasil entregou aos partidos o monopólio da representação e manteve um sistema que dificulta novos entrantes, concentra recursos e afasta a sociedade. Nesse quadro, as candidaturas cidadãs aparecem como um modo de abrir canais de disputa, ampliar a competitividade e pressionar os partidos a dialogar com demandas sociais.

A argumentação passa pela história da Constituinte, pela Lei dos Partidos de 1995 e por exemplos de Espanha e México, onde candidaturas fora dos partidos ajudaram movimentos coletivos a experimentar o sistema político. O texto reconhece objeções sobre personalização e falta de compromisso programático, mas afirma que esses riscos não são exclusivos desse modelo e que a abertura regulada pode oxigenar a política.

Fichamento
#

  • O artigo parte da defesa das candidaturas cidadãs como alternativa para oxigenar a política.
  • A discussão reaparece ao ser ligada ao processo da Constituinte de 1985 e à opção pelo Congresso Constituinte.
  • A Constituição consolidou o monopólio de representação dos partidos.
  • A Lei dos Partidos de 1995 dificultou a criação de legendas, mas preservou vantagens para os partidos já registrados.
  • O texto afirma que essa combinação criou barreiras para novos grupos e conforto institucional para os partidos.
  • As assinaturas exigidas para fundar um partido são descritas como caras e acessíveis a quem pode contratar empresas para coletá-las.
  • A ausência de cláusula de barreira por desempenho teria ampliado a fragmentação parlamentar.
  • O texto relaciona partidos burocráticos e distantes da sociedade a esse desenho institucional.
  • A experiência espanhola de 2015 é usada como exemplo de candidaturas cidadãs em construções coletivas chamadas confluências.
  • O caso de Pedro Kumamoto, em Jalisco, mostra uma candidatura independente de baixo custo e alta participação.
  • O texto diz que, depois dessa experiência, o grupo de Kumamoto considerou criar um partido.
  • As críticas de que candidaturas cidadãs destruiriam a democracia são confrontadas com exemplos de países que permitem esse modelo.
  • O texto rejeita a ideia de que candidaturas avulsas necessariamente gerem personalização e ausência de programa.
  • Também afirma que celebridades e milionários já encontram espaço no sistema atual sem depender desse tipo de candidatura.
  • A baixa confiança nos partidos e a queda na filiação de jovens aparecem como sinais de descompasso entre sociedade e sistema político.
  • O texto associa esse fechamento de canais à oportunidade para a extrema direita mobilizar frustração social pela via autoritária.
  • A conclusão defende simplificar a criação de partidos, permitir partidos locais e candidaturas por listas cívicas, junto com regras de abertura para a política.