📎 Webclip
Ah, “mardita”!
O texto relaciona a “maldição dos recursos naturais” ao controle estatal da exploração e da renda gerada, o que favorece disputa política, busca de privilégios e, em casos extremos, conflito. Também contrapõe esse padrão à exploração agropecuária, que tende a ser mais dispersa e menos monopolizável.
A partir disso, critica o modelo brasileiro de petróleo e gás, em que o governo segue no centro do processo e as empresas privadas entram mais como fornecedoras com reserva de mercado. Para o autor, isso não reduz a maldição; reforça a partilha de rendas, mantém a competição baixa e sustenta uma estratégia de crescimento baseada em favores governamentais.
Fichamento#
- A “maldição dos recursos naturais” aparece quando a exploração de um recurso valioso fica sob controle do governo e a renda passa a ser disputada politicamente.
- A exploração mineral se presta a esse arranjo porque as jazidas são concentradas e facilitam o monopólio estatal.
- A exploração agropecuária, por ser dispersa, oferece menos chance de controle monopolista.
- Em instituições políticas ruins, grupos se aproximam do centro político para extrair as rendas ligadas ao recurso.
- Em casos extremos, essa disputa pode virar conflito armado.
- Mesmo sem conflito aberto, o arranjo desestimula inovação e competição e reduz o crescimento.
- O autor cita Why Nations Fail como referência para essa explicação.
- No caso brasileiro, a fala da presidente sobre empresas privadas não significaria mudar o modelo de exploração de petróleo.
- O petróleo continuaria monopolizado pelo setor público, com concessões a quem se associar aos braços do governo.
- As empresas privadas nacionais ficariam com o fornecimento de equipamentos e com reserva de mercado.
- A crítica é que isso amplia as rendas do setor, reduz a competição externa e mantém preços mais altos.
- O texto associa a fraqueza recente do desempenho nacional ao fim do crescimento fácil baseado em mão de obra abundante e preços altos de commodities.
- Para o autor, o governo ainda aposta em favores, não em produtividade, como estratégia de crescimento.
